top of page

PERIFERIA ATIVA BÚFALOS

wesley.png

​WESLEY SILVESTRE ROSA

Sou um jovem líder popular da zona sul de São Paulo. Luto por justiça social.Luto por um meio ambiente equilibrado.Aos 17 anos, conheci a minha ancestralidade e as minhas raízes no Candomblé, onde me iniciei para o Órisà. Dizem por lá: "Raspei minha cabeça, deitei meu Orí a Órisà, catulei meu corpo". Isso me fez refletir, me fez querer ser uma pessoa melhor, me ajudou a me descobrir e me tornar quem eu sou hoje.Minhas lutas, meus espaços, meus parceiros.

contato: wesleyrosa87@gmail.com

Saneamento ambiental
Sou presidente da OEKOBR (ou Oekocientific) pelo próximo quadriênio, uma organização social de interesse público, voltada à promoção do saneamento ambiental na cidade de São Paulo. Promovemos discussões, desenvolvimento e planejamento de ações práticas, junto ao poder público, que tragam sustentabilidade ao ambiente, como iniciativas de reciclagem de resíduos orgânicos e sólidos.

 

Recurso hídricos
Fui membro da ONG MDV (Movimento em Defesa da Vida), onde atuei no Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto do Tietê, criado para gerenciar o uso dos recursos hídricos de forma integrada e descentralizada com a participação da sociedade. Nesse período, participamos da elaboração do Programa de Desenvolvimento e Proteção Ambiental-PDPA.
Mananciais, programa que rege as leis específicas da Billings.
Sou também uma das lideranças na discussão sobre os mananciais de São Paulo, através do movimento Parque dos Búfalos, que defende as áreas ainda preservadas dos mananciais da Represa Billings. Esse movimento é um grupo socioeducativo que promove educação ambiental, palestras e a recuperação ambiental das áreas degradadas, por meio da recuperação de nascentes, do mapeamento e reflorestamento destas áreas, tudo isso por conta própria, na Cidade Ademar, zona sul, periferia de São Paulo, um dos lugares mais violentos e vulneráveis da cidade inteira. 

 

Na política do diálogo
Para conseguir transformar o engajamento em resultados práticos, filiei-me à Rede Sustentabilidade de São Paulo Capital, partido político cuja bandeira é a sustentabilidade. Nessas circunstâncias, através de uma cultura de paz. Atualmente filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), ainda em busca da qualidade de vida, procuro desenvolver o diálogo entre os cidadãos, principalmente os jovens, ao trabalhar com crianças e adultos os dados básicos para a  compreensão dos princípios do respeito à liberdade, justiça, democracia e direitos humanos. Esse processo inclui a disseminação da cultura e do esporte através de simpósios no Parque dos Búfalos e nas escolas da região, dos quais sou um dos idealizadores e mobilizadores, além de outros.
Como objetivo geral, quero ampliar as questões de participação social e promover os direitos humanos.
Fui eleito pelos moradores do Jardim Apurá no biênio passado como conselheiro participativo por Cidade Ademar e Pedreira
Sou eleito, pela minha comunidade do Jardim Apurá Pilão, Conselheiro GESTOR DE ZEIS ( Zona de Interesse Social), onde trabalho, junto aos moradores, a urbanização da Região do Apura. 
Intervenções por uma nova política de drogas no país, atuando pela cidade de São Paulo, onde promovemos diálogos de âmbito nacional  entre universidades, cidadãos e entidades sobre, por exemplo, a guerra às drogas, a redução de danos, o encarceramento em massa e o genocídio da periferia preta e pobre.
Por meio de coletivos de luta pelas áreas verdes em  regiões que sofrem com a especulação imobiliária e suas arbitrariedades, participamos da discussão do último zoneamento municipal de São Paulo e auxiliamos o poder público na criação de novos espaços verdes, assegurando equilíbrio ecológico nas mais diversas regiões.

aurelio.png

AURÉLIO PRATES

40 anos, morador de Cidade Ademar, distrito de Pedreira, zona sul de São Paulo, a exatos 33 anos. Profissional autônomo dentro das artes, atuando como brincante na manifestação da cultura popular do Maracatu de Baque Virado. Integrante do Movimento Cultural das Periferias,  defendeu bravamente,  a construção de políticas públicas culturais que atendesse, minimamente, às necessidades dos grupos culturais periféricos da cidade de São Paulo.

ana.png

ANA MARIA

Líder comunitária e assistencial, com experiência em ocupações e presença em lutas por moradias dignas para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

katia.png

KÁTIA SANTANA

Líder comunitária na região do Pilão-Apura, luta por moradia no  sul da cidade de São Paulo, com forte atuação na preservação do Parque dos Búfalos , mãe , manicure, síndica do Condomínio Teruel, no Conjunto Espanha.

nino.png

NINO PEREIRA

41 anos, nascido na periferia, casado, pai do João Augusto, um menino de 07 anos. Estudante de graduação em  Arquitetura e Urbanismo. Participei, como estudante, da Bienal de Arquitetura de São Paulo. Militância em prol da  Ocupação Habitacional. Estive a frente da Ocupação Portal Ecológico - Jardim Apura. Fiz parte da comissão do reassentamento de famílias para Conjunto Habitacional Espanha.

acacia.png

Acácia Aguirre

Acácia Aguirre. Mulher negra brasileira de 36 anos, periférica, mãe de 2 filhos, candomblecista, nascida e criada na umbanda, tendo os pais como líderes espirituais. Seguindo, acompanhando e se inspirando em toda a luta de seu saudoso Pai Milton Aguirre, pela caridade, pela igualdade e liberdade religiosa. Hoje segue dando continuidade a essa luta e missão de fazer o bem sem olhar a quem.

contato: acacia.aguirre8@gmail.com

nelio.png

NÉLIO ZEFERINO

Arquiteto Urbanista, 39 anos, idealizador e entusiasta, desde o início dos anos 2000, de uma cidade plural, onde possa haver, através da qualificação urbana, uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos. Possuo experiência profissional em fiscalização de obras e de desenvolvimento de projetos em escala regional, abordando temas habitacionais, espaços públicos, transporte coletivo, meio ambiente, dentre outros. Morador da Vila Santa Catarina desde a década de 80.

jesac.png

Everaldo jesac

37 anos, pastor da comunidade lugar sem preconceito.

Autor de textos devocionais e atuante em trabalho de recuperação de dependentes químicos.

Atuante em serviços voluntários das comunidades, atuando em decoração de casamentos coletivos e comunitários.

contato: jesacmensagemdapaz@gmail.com

foto.png

MARCIA RODRIGUES FERREIRA

Mulher, brasileira, 59 anos, negra, mãe, candomblecista e moradora da periferia no extremo sul da Capital.

Formação superior em Marketing pela Faculdade Anhembi/Morumbi, administradora e empreendedora na zona sul de São Paulo.

Militante desde a juventude pela Casa de Cultura na zona Sul, mais precisamente no extremo sul da periferia, integrante do movimento pela preservação do parque Burle Marx, agora engajada na luta pela preservação e saneamento ambiental, desenvolvimento do empreendedorismo na periferia e defesa da liberdade religiosa.

bottom of page